Mãe

O Dia das mães esta ai, o que dizer?

Não sei ao certo descrever o que é ser mãe, mesmo porque nunca fui e pela vontade de Deus nunca serei, espero, mas é imensuravel a minha admiração por pessoas que carregam por tantas horas, tantos dias, meses e ainda cuidam por toda uma vida de pessoas que em sua maioria só se lembra delas nesses dias… não, não pense naquelas pessoas que por inumeros e inexplicaveis problemas abandonaram ou até mesmo assassinaram seus filhos, não somos juizes, vamos falar de mães… como ia dizendo, é imensuravel pra mim calcular o vinculo umbilical, o leite materno, o choro misturado com o clamor “mãããããeee”….. não sei, acho que sinto uma pontinha de inveja, ja que não sou e não acho que serei mãe…
Mas, falar de mãe pra mim é dificil porque não conheço nenhuma mãe de verdade, isso devido ao fato delas serem irreconheciveis em suas atitudes, em sua compreensão, em sua capacidade de amar e perdoar, em sua disposição a estar presente, lembre-se, estamos falando de MÃE com letras maiusculas…
Como todo homem, pai, pastor, pensador e FILHO vou me arriscar a falar de algumas mães… a primeira é D. Elma Oliveira que em todas suas aulas de educação cristã sempre demonstrou um coração comprometido com Deus e com a educação, de quem? dos filhos é claro, sempre dando exemplos de amor, correção e sabedoria, se eu fosse mãe veria nela um excelente exemplo a ser seguido, em segundo lugar e não menos importante, segundo apenas para ilustração vem D. Luzia (jamais teria um facebook) não é minha mãe, mas esqueceram de dizer isso a ela, pois cuida de mim como se fosse, se preocupa com a comida, com as roupas, com o jeitinho dela me faz ficar constrangido quando lembro que fico bravo por ela guardar minhas roupas de forma errada, lembrando, ela é minha sogra… mas agora, sem poder classificar como primeira ou segunda, vamos falar da mãe dos meus filhos Telma Azevedo , que na verdade não é mãe, é um ser sem definição, inundado em amor, cuidado, proteção e carinho, confesso, as vezes meio maluca, mas sempre com os olhos de uma leoa sobre seus filhotes…e por ultimo, pois não sei como descrever e nem mesmo as palavras que usar pois não pode ser chamada simplesmente de mãe… se houvesse um meio termo entre mãe e tudo, talvez a D. Helena Azevedo se encaixasse e vou dizer porque, cresci vendo essa mulher vender vivendo para os filhos, sempre se preocupando com a roupa, talvez não as melhores, mas sempre arrumadinhos, com os estudos, mesmo ela não conhecendo muito, comigo mesmo passava muito tempo estudando e estudando para que eu fosse bem nas provas, saia cedo, vendia roupas, perfumes de casa em casa, o que recebia comprava o almoço, se vendia bem até um docinho trazia… saia a tarde para garantir a janta, e por muitos dias foi assim… muitos mesmo…. as noites, hummm as noites eu sempre estava lá, todos dormiam, eu não conseguia, mas sabia onde ia encontrar segurança… isso mesmo, na cama da “mãe, que sempre abria espaço pra mim… perdoem-me, não consigo mais detalhes, pois lagrimas não de tristeza, mas de orgulho não me deixam descrever o que mesmo que eu quizesse não conseguiria por aqui…
O tempo passou, cresci, quatro filhos foram criados com maestria, vale dizer, ela merece a honra, temos um mestre em informatica, um engenheiro mecanico, uma doutora em matematica e um pastor, todos com letras minusculas porque hoje só a MÃE merece as letras maiusculas e a honra por ter lutando tanto e ter vencido uma luta tão cruel em um mundo tão dificil, simplesmente por amor… só consigo me lembrar de um amor assim, por isso hoje eu sei que quando ela diz, “eu falo com Deus” eu acredito, pois só ELE com seu AMOR incondicional poderia ter sutentado ela todos esses anos, em toda essa história….
MÃE, te amo…. mesmo sem o tempo que gostaria de ter, mesmo sem as atitudes e o cuidado que deveria ter, te amo… me perdoem todas outras mães que nesse dia merecem e devem ser honradas, mas a minha MÃE é incomparavel…

Deixe um comentário